segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Vila onde morava a Marquesa de Santos abriga mostra de decoração no Rio

Em 2015, a CASA COR Rio de Janeiro se hospeda na Villa Aymoré, um conjunto arquitetônico eclético construído entre 1908 e 1910, restaurado para abrigar escritórios-boutique no charmoso bairro da Glória. 

O estilo carioca é a marca da 25ª edição, que também capta a história da cidade nas referências aos índios tupinambá, que inspiraram o nome da vila e das casas geminadas.


Naquela ladeira de paralelepípedos, bem antes da Villa Aymoré ser construída, morou a Baronesa de Sorocaba, irmã da Marquesa de Santos – ambas amantes de D. Pedro I. Claro que essas narrativas e a época colonial também atiçaram a imaginação dos profissionais. Aliás, durante as obras de restauração, artefatos da época foram descobertos, assim como um caminho de pedras originais que ligava a casa da Baronesa ao Outeiro, e que passou a ser chamado pelos arqueólogos que acompanharam o restauro de Caminho da Baronesa.

O resultado pode ser conferido até o dia 4 de outubro em cerca de cinco mil metros quadrados, divididos em 42 ambientes assinados por 63 arquitetos, designers de interiores e paisagistas.

fonte:http://casa.abril.com.br/materia/oito-casas-centenarias-abrigam-a-25a-casa-cor-rio